quarta-feira, 17 de julho de 2013

Caminho dos Diamantes de Bike - Dia 01 - Diamantina a Serro

Primeiro dia de pedal.
Tomamos um bom café da manhã, repomos as caramanholas de água e simbora.
Fia a dica de pousada em Diamantina: Vale do Garimpeiro- R$ 110,00 o casal, café bom, atendem bem o ciclista, tem wi-fi, agradeço a indicação do Marconi.
De Caminho dos Diamantes, Estrada Real - Dia 1 - Diamantina a Serro

Seguimos para a praça central, chapas na estátua do Juscelino, e partimos para a casa dele, subindo é claro, mas estava fechada, nas segundas eles fecham para a limpeza.

Diamantina deixou uma boa impressão, centro histórico muito bonito, e menos agitado que Ouro Preto e Mariana, mas o carnaval lá é famoso. Vale a pena retornar lá.

Seguimos nosso caminho, onde o primeiro marco da Estrada Real fica em frente da Pousada do Garimpo, se tiver bala na agulha fiquem lá, é a mais cara da cidade, o valor do pernoite custa R$ 280.00 no quarto mais barato.
De Caminho dos Diamantes, Estrada Real - Dia 1 - Diamantina a Serro

Saindo da cidade, pega-se sentido Curralinho, onde a entrada do Quintal Radical, do Marconi fica por lá.

A primeira perna do dia seria até São Gonçalo. Uma dica que faço, é tirar não só a quilometragem mas também a altimetria dos trechos em separados. Pois assim, facilita uma decisão de prosseguir ou parar.
Estava dia bonito, céu de brigadeiro porém seco. A estrada até São Gonçalo está muito boa.
De Caminho dos Diamantes, Estrada Real - Dia 1 - Diamantina a Serro

Passamos a primeira ponte sobre o rio Ribeirão do Inferno. Aqui um fato engraçado. Enquanto tirávamos as chapas, um cidadão tomando banho no rio, gritou: alguma coisa sobre horas, minutos e no fim era pra marcar quanto tempo ele ficava submerso, huahuahuahuahu no final foram quase 03 minutos.

No meio desse percurso, passa por Vau, uma comunidade. Mas os dois bares estavam fechados.

Depois de Vau, chega na ponte sobre o rio Jequitinhonha, divisa dos municípios de Diamantina e Serro. Parada obrigatória para um tibum.
De Caminho dos Diamantes, Estrada Real - Dia 1 - Diamantina a Serro

Mais uma dica, sempre que passa um rio, se preparem, vem uma subida daquelas. E não foi diferente, subida longa mas pedalável.
Em São Gonçalo, fomos até a padaria, logo na saída da Estrada Real, tem bebidas diversas, inclusive gatorade. Comemos misto quente, muito bom.

Do outro lado da rua, tem um mercadinho para quem quiser repor água e algo mais.
Anda um pedaço de estrada de pedras, muito chato por sinal.

Partindo para o segundo trecho do dia, passamos por Milho Verde. Um povoado bacana, poderia servir de pouso, tem muitas opções de chalés e pousadas, um lugar muito tranquilo.
Fizemos um pit stop rápido, tomamos um suco, eu fiquei seco pra tomar uma pinguinha.

De Caminho dos Diamantes, Estrada Real - Dia 1 - Diamantina a Serro

Depois de Milho Verde, pega-se asfalto até Serro. Um sobe e desce danado com belo visual. Nessa época do ano, as 17:50 fica escuro, estejam preparados com lanternas.

Chegamos já anoitecendo e famintos, fomos indicados um restaurante bem no centro, Dodóia e Junior.
Uma delícia, custa R$ 10,00 e come a vontade, uma deliciosa comida caseira, ótimo atendimento.

Bom aqui aconteceu nosso primeiro stress. Não sabíamos, era dia da padroeira da cidade, tinha um festão lá e as pousadas estavam lotadas, PQP.
A dona do bar, Sra Aparecida, prontamente começou a ligar para todas as pousadas e nada. Acho que iríamos dormir por ali mesmo, hehehe. Mas numa coincidência incrível, a filha do dono de uma pousada, mais afastada do centro, conseguiu falar com o cara que cuidava lá a noite, e reservou um quarto pra nós, ufa.
Seguimos para o hotel, quase na saída do segundo trecho, vira a esquerda, e pega uma subida que putaquepariu, noite, cansado, e bucho cheio,,,,,,

O nome do Posto é Bela Vista, a pousada fica ao lado. Quarto com banheiro, chuveiro a gás, o ruim é o café da manhã, bem fraco, horrível por sinal. Custo R$ 70,00.

Bom, é isso, fechamos o primeiro dia na meta estabelecida.
Diamantina a Serro - 66 km com quase 1700 de altimetria.